quinta-feira, 30 de julho de 2015

Profissional da bateria




Esses dias havia um rato no motor. Aí, mais recentemente, por dois dias seguidos, ao ligar o carro, ouvi um barulho no motor, como se tivesse um pedaço de plástico agarrado: "flap flap flap flap", mas depois parou. Só que, quando estávamos na br 101 rumo ao dentista na reta da penha, ouvimos um ruído a cada vez que eu passava da quarta marcha para a quinta, e que sumia quando coloquei no ponto morto.

Parei na primeira borracharia que encontrei, os caras foram super solidários, inclusive, elevaram o carro naquelas máquinas para que a gente pudesse avaliar. Não encontramos nada, um cliente lá disse que poderia ser falta de óleo na correia. Outra possibilidade levantada foi a falta de óleo no câmbio, na hora de passar marcha. Deixei cinco reais com o borracheiro. Seguimos para o dentista. Percebemos que a bateria estava vazando um fluido branco, e poderia ser porque já estava no final, visto que eu nunca a havia trocado.

Liguei para uma loja de bateria de jardim limoeiro. Acabou saindo 200 no cartão, parcelado. Bem, o profissional veio, mexeu, olhou o motor, ligamos o carro, pisamos várias vezes na embreagem, enfim, papo vai, papo vem, e então ele pergunta e exclama ao mesmo tempo: você é professor?!. Eu digo que sim e ele fica surpreso (!?). E aí me pergunta se eu sou favorável à legalização da maconha (!!!). Eu falo da Karam, do trabalho dela e do que ela pensa. Depois digo que metade dos EUA já legalizou. O Uruguai legalizou. O Chile vai pelo mesmo caminho.
Ele fica quieto.
Não consegui decifrar seu semblante (!!!???).

Depois contou a história do sobrinho dele, a qual não entrarei em detalhes, mas é uma realidade tensa, dura. Mas é a realidade.

Enfim.

Concordamos, finalmente, que o contexto em que uma pessoa é criada  tem um poder muito maior sobre a vida dessa pessoa do que o mero uso de uma substância.

Eu professor, e ele, profissional da bateria.

Nenhum comentário:

Pegar uma cachow

Projeto Caparaó   Rural – “sem rede?” Ações de saúde mental no campo das políticas de álcool e outras drogas LEI 10.216/2001 LEI...