domingo, 24 de junho de 2018

Hipócritas

O Neymar está sendo criticado por cavar falta e por ter chorado. Eu o respeito muito pelo que ele faz jogando futebol e o considero craque.

Desde a época de jogadores como Ronaldo Fenômeno no Barcelona, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e agora recentemente o próprio Neymar, essa discussão de que brasileiro é malandro e cava penalty existe. Lembro-me vagamente que, certa vez, o próprio companheiro de Barcelona, o zagueiro espanhol Puyol, repreendeu o Gaúcho quando ele simulou penalty.

Trata de um padrão cultural do brasileiro e do Brasil... ?!

Então seria justo atacar individualmente uma pessoa, nesse caso específico do Neymar simulando penalty, por um comportamento que é cultural?

Tipo... nas escolinhas de futebol, nos campinhos de terra das quebradas por aí e nas quadras escolares esse comportamento do jovem de se atirar no chão, fingindo ter sofrido falta é comum... talvez porque aprenderam com os mais velhos. Inclusive nos treinos da seleção e dos times brasileiros, é comum a gente ver esse tipo de cena nos "rachões".

Enfim, eu detesto malandragem no futebol e em qualquer outro lugar e concordo que se trata de um comportamento que deve ser abolido. Neymar e todo brasileiro precisa entender isso.

Mas, o que ele faz fora de campo, se chora ou se sonega imposto, olha, aí fica difícil o meu julgamento, porque muita gente vai entrar nesse pacote, e eu acabaria não gostando mais de quase ninguém.

Por enquanto, estou do lado dele.

Nenhum comentário:

Pegar uma cachow

Projeto Caparaó   Rural – “sem rede?” Ações de saúde mental no campo das políticas de álcool e outras drogas LEI 10.216/2001 LEI...