segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Tartaruga de Pente

Domingo, estava na praia de Castelhanos dando uma caminhada, quando observo uma tartaruga bem próximo da praia. É bem comum observar tartarugas no litoral do ES, de norte a sul. Em castelhanos haviam várias, mas olha, nunca havia visto uma tão de perto assim, sem ser em cativeiro. No momento em que eu a vi, fui entrando no mar, caminhando em cima dos recifes... e ela, ao contrário de se afastar, veio se aproximando da praia, exatamente na minha direção. Foi muito surpreendente quando ficamos a mais ou menos um metro e meio de distância. Pude ver sua coloração esverdeada com manchas avermelhadas, o que possibilita sua identificação como "tartaruga de pente". Após alguns segundos de muita emoção de minha parte, ela se virou e cascou fora. Eu consegui ver duas presilhas de metal em suas nadadeiras, provavelmente, colocadas pelas equipes do Projeto Tamar que as monitoram. Não havia nem uma alma viva ao meu redor, e eu também estava sem celular para tirar fotos. Isso se deve ao esforço, nas últimas décadas, pela sua preservação.

Nenhum comentário:

Pegar uma cachow

Projeto Caparaó   Rural – “sem rede?” Ações de saúde mental no campo das políticas de álcool e outras drogas LEI 10.216/2001 LEI...