domingo, 24 de junho de 2018

Hipócritas

O Neymar está sendo criticado por cavar falta e por ter chorado. Eu o respeito muito pelo que ele faz jogando futebol e o considero craque.

Desde a época de jogadores como Ronaldo Fenômeno no Barcelona, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e agora recentemente o próprio Neymar, essa discussão de que brasileiro é malandro e cava penalty existe. Lembro-me vagamente que, certa vez, o próprio companheiro de Barcelona, o zagueiro espanhol Puyol, repreendeu o Gaúcho quando ele simulou penalty.

Trata de um padrão cultural do brasileiro e do Brasil... ?!

Então seria justo atacar individualmente uma pessoa, nesse caso específico do Neymar simulando penalty, por um comportamento que é cultural?

Tipo... nas escolinhas de futebol, nos campinhos de terra das quebradas por aí e nas quadras escolares esse comportamento do jovem de se atirar no chão, fingindo ter sofrido falta é comum... talvez porque aprenderam com os mais velhos. Inclusive nos treinos da seleção e dos times brasileiros, é comum a gente ver esse tipo de cena nos "rachões".

Enfim, eu detesto malandragem no futebol e em qualquer outro lugar e concordo que se trata de um comportamento que deve ser abolido. Neymar e todo brasileiro precisa entender isso.

Mas, o que ele faz fora de campo, se chora ou se sonega imposto, olha, aí fica difícil o meu julgamento, porque muita gente vai entrar nesse pacote, e eu acabaria não gostando mais de quase ninguém.

Por enquanto, estou do lado dele.

Nenhum comentário:

Auf dem Weg durch den Wald

  Auf dem Weg durch den Wald scheint nichts von Bedeutung zu sein Nur Freiheit Sorge in Freiheit Liebe in Freiheit Leben in Freiheit wenn wi...