segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Tartaruga de Pente

Domingo, estava na praia de Castelhanos dando uma caminhada, quando observo uma tartaruga bem próximo da praia. É bem comum observar tartarugas no litoral do ES, de norte a sul. Em castelhanos haviam várias, mas olha, nunca havia visto uma tão de perto assim, sem ser em cativeiro. No momento em que eu a vi, fui entrando no mar, caminhando em cima dos recifes... e ela, ao contrário de se afastar, veio se aproximando da praia, exatamente na minha direção. Foi muito surpreendente quando ficamos a mais ou menos um metro e meio de distância. Pude ver sua coloração esverdeada com manchas avermelhadas, o que possibilita sua identificação como "tartaruga de pente". Após alguns segundos de muita emoção de minha parte, ela se virou e cascou fora. Eu consegui ver duas presilhas de metal em suas nadadeiras, provavelmente, colocadas pelas equipes do Projeto Tamar que as monitoram. Não havia nem uma alma viva ao meu redor, e eu também estava sem celular para tirar fotos. Isso se deve ao esforço, nas últimas décadas, pela sua preservação.

Deosquouar




 Meu livro vai começar assim:


"Imagine se, ao lado de sua casa, passasse a funcionar uma moradia para ex-internos de um manicômio... O que você acharia disso? Se tivesse que dividir e frequentar os mesmos espaços sociais, como pracinha, padaria, salão de cabeleireiro, igreja, entre outros lugares comuns do cotidiano, o que acharia dessa convivência? Assim, em um momento histórico em que as políticas de saúde mental direcionam o cuidado em relação à loucura, outrora centrado no hospital psiquiátrico, para a comunidade, tendo como premissa fundamental a liberdade, esse livro tenta responder – ou melhor, abordar – essas questões, mas sem cair no maniqueísmo, utilizando a intersetorialidade como perspectiva para sua construção". 


O que acharam? 

Vai ser publicado pela EDUFES, sabe-se lá deosquando

Deosquar

eu deosquouo
tu deosquoua
ele deosquoua
nós deosquouamos
vós deosquouais
eles desquouam

eles estão deosquouando

deosquando?
deosquando?????

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Voo

Dizem que quanto mais alto o voo, maior o tombo.

Mas eu vou voar alto, mesmo que isso signifique me esbofetar todo no chão.

Mas como diz minha mãe, se eu cair eu levanto.

Sim, eu vou voar alto, e caso eu caia, eu vou me reconfigurar, em pedaços, como um mosaico que nuca mais será o mesmo.

Como diz maiakoviski: mesmo que me matem, mesmo que me enterrem, eu me levantarei de novo.



E como diz Robert Smith: "again and again and again and again"

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Signos, significados e práticas de manejo da crise em Centros de Atenção Psicossocial


No latim, o termo crise tem a mesma equivalência da palavra vento. Indica, assim, um estágio de alternância, no qual, uma vez transcorrido, diferencia-se do que costumava ser. Não existe possibilidade de retorno aos antigos padrões; enfim, o termo crise significa modo de decisão que pode tornar a vida melhor ou pior.

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Eda Tassara

"Loucura virou uma coisa secundária. O que é a loucura? O que é a loucura nesse mundo louco em que estamos vivendo?"

setembro de 2017, ufes

BH nov 2024