segunda-feira, 28 de agosto de 2017

A alegria está de volta

carruagem
carros passam rápido demais que quase batem na gente
camuflagem
ferrugem
cataguases
aprovado
merecido




domingo, 27 de agosto de 2017

roda roda

Tempo
Nem sempre é cronológico
Ele é também subjetivo
Tempo
As vezes temos tanto
As vezes nos falta
Tempo
Não sabemos se ele que passa
Ou se nós é que passamos
Tempo
Mas uma coisa é fato
Ele volta novamente
Eternamente gira a roda da existência

Por todas as eternidades

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

O paradoxo de quem exclui do face

O paradoxo de Fermi: estive lendo sobre astronomia e este paradoxo significa a seguinte questão: por que nenhum extra-terrestre entrou em contato conosco?

Antes de conhecer este paradoxo me perguntava isso: se nosso planeta tem 4,5 bilhões de anos, e sabemos que existem infinitos mundos por aí, e estes outros mundo podem ter tamanhos superiores e, tipo, 10, 100 ou 1000 bilhões de anos.... porque nenhum destes supostos seres chegou aqui, ou entrou em contato, deixou rastro, sei lá?

Nesse raciocínio, o tempo deles é bem diferente do nosso, e assim, a tecnologia ou inteligência deles estaria em um estágio bem mais avançado, a ponto de poderem desenvolver formas de acesso a outros planetas, sistemas solares, galáxias, aglomerados, etc.

Diante disso, permanece em aberto o paradoxo.

terça-feira, 15 de agosto de 2017

O paradoxo de Fermi: por que nenhum extraterrestre entrou em contato conosco?

A conclusão a que chegou o astrônomo Frank Drake a partir da sua própria equação – que há na Via Láctea uma dezena de civilizações capazes de se comunicarem conosco – hoje, meio século depois e à vista dos últimos descobrimentos astronômicos, nos parece excessivamente prudente, e muitos acreditam que essas civilizações galácticas poderiam ser contadas às centenas ou milhares.
Apesar de ser difícil detectar planetas extrassolares, mais de 3.000 deles já são conhecidos, e alguns astrônomos consideram provável que a maioria das estrelas tenha planetas orbitando ao seu redor, o que significaria que os “ecomundos” (planetas aptos a abrigarem vida) poderiam ser contados às centenas de milhões.
Uma das possíveis explicações desse paradoxo é a denominada “hipótese da Terra especial”, segundo a qual, embora haja muitos planetas similares ao nosso, é necessária tamanha quantidade de condições para o desenvolvimento da vida inteligente que o processo pode ter acontecido em pouquíssimos planetas, ou talvez apenas na Terra. Mas essa hipótese parte da premissa de que a vida inteligente só pode se desenvolver mediante um processo análogo ao que se deu no nosso planeta, e não há por que necessariamente ser assim.


domingo, 13 de agosto de 2017

Superaman

Eis o superaman
um homem que se supera
pode ser adquirido em qualquer sociedade eurocêntrica
adquira já o superaman
já que você não se supera

Parada

não to ouvindo nada
eu não estou ouvindo nada
não to vendo nada
eu não estou vendo nada
sentada na escada parada num canto
sem medo no entanto de outra roubada

sábado, 12 de agosto de 2017

O que???

Desde 2010 faço meu doutorado em Psicologia. Desta tese de doutorado, publiquei cinco estudos em revistas bem qualificadas (B1, A2, A2, A2 e A1). Ingressei e continuei com minha produção neste nível, mas ano que vem corro o risco de ficar desempregado, tendo então que me sujeitar ao primeiro trabalho que aparecer.

E aí, o que eu falo para os meus filhos?




quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Caminho a floresta

 no caminho da liberdade parece que nada importa no caminho da liberdade parece que nada importa somente a floresta somente a floresta no ca...